Feliz dia mundial do Meio-Ambiente + Dicas


Ontem foi o Dia Mundial do Meio Ambiente e para celebrar esta data, selecionamos algumas medidas simples que se forem seguidas, ajudam a reduzir de forma significante o impacto ambiental no planeta.



No escritório ou na escola 

• Quando a distância for pequena, use a escada em vez do elevador

• Carregue sua própria caneca para o trabalho. Ou mesmo uma garrafinha de água. Assim você evita o enorme desperdício de copinhos de plástico descartáveis

• Pense duas vezes antes de imprimir alguma coisa. Assim, você economiza tinta, energia e papel. Ensine as crianças a fazer o mesmo

• Ensine seu filho a não desperdiçar papel, usando sempre os dois lados da folha. Dá para fazer desenhos, escrever listas, anotar telefones, tudo em papéis já usados.

 • Utilize o papel reciclado. É mais caro, mas evita o desmatamento. Outra opção é o papel ecoeficiente, feito com eucalipto plantado para isso e elaborado de maneira sustentável.




Cuidado com o lixo

• Sabia que o óleo das frituras, se despejado na pia, polui os mananciais de água? Evite isso doando o seu óleo para instituições, como o Instituto Triângulo (www.triangulo.org.br), que fazem biodiesel e sabão com ele.

• Separe o lixo na sua casa. Parece difícil no começo, mas é daqueles hábitos que, uma vez adquiridos, ficam para sempre. Você vai sentir uma dorzinha na consciência sempre que jogar plástico no lixo normal




Na cozinha

• Consuma produtos da estação. São mais saborosos. Dê preferência, também, aos produtos da região onde mora. Eles não precisam ser transportados a longa distância e assim não poluem o ambiente

• Junto com os filhos, faça uma hortinha de temperos. São fáceis de cuidar e cabem em pequenos vasos. As crianças vão adorar colher manjericão, orégano, salsinha...

• Prefira alimentos orgânicos. São mais caros, mas não poluem o ambiente e são muito mais saudáveis. Em vez de encher seu filho com brinquedos caros, invista na saúde e no bem-estar dele.


Em casa

• Doe as roupas que não usa mais. Chame seu filho para escolher brinquedos e doar também. Explique que são presentes que ele vai dar para outras crianças.

• O chuveiro é um dos principais consumidores de energia da casa. Fora toda a água que desce pelo ralo. Por isso, na hora do banho, seja breve. E ensine o mesmo a seu filho.

• Conserte goteiras e vazamentos. De gota em gota, muita água é desperdiçada!

• Desligue os aparelhos da tomada. Mesmo em stand-by, eles consomem energia. Da mesma forma, feche a torneira sempre que estiver escovando os dentes.

• Use a vassoura para limpar a calçada, em vez da mangueira. O volume de água gasto com isso é absurdo: 280 litros a cada 15 minutos. É muito desperdício.

• Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Elas duram muito
mais tempo e economizam até um terço da energia. E apague a luz quando sair de um cômodo.

• Escolha eletrodomésticos com o selo do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Eles são eficientes, ou seja, gastam o mínimo de energia necessário.

• Aposente a secadora e use o varal para secar as roupas. Nos Estados Unidos, isso se tornou um movimento grande, para desespero de alguns vizinhos, que acham que a prática “enfeia” os quintais. Por sorte, aqui no Brasil ninguém liga pra isso.


Nas compras

• Antes de comprar, avalie os custos daquele produto para o meio ambiente. Só compre se realmente for importante e necessário. Afinal, não adianta reciclar: é preciso reduzir, e muito, o consumo, para proteger o planeta

• Abuse da tecnologia. Resolva por telefone e internet tudo o que puder, como reuniões e compras. Dá pra comprar de tudo, livros, presentes, alimentos... E economiza tempo!

• Ao fazer compras, não aceite as sacolinhas de plástico. Leve sua própria sacola de casa, dessas de pano. Os estilistas já aderiram: 110 modelos exclusivos foram criados para a campanha “Eu não sou de plástico”, promovida pela Prefeitura de São Paulo

• Compre coisas de segunda mão. Hoje existem brechós especializados em roupas infantis. Muitos livros também podem ser encontrados em sebos. E por que não organizar uma troca de produtos com outros pais? Acredite, é divertido!




No carro

• Ensine seu filho a nunca, jamais, em hipótese alguma jogar lixo pela janela, como latinhas, copos vazios e papel de bala. Explique que isso ajuda a evitar as enchentes e a preservar a água que todos bebemos.

• Organize com outros pais um rodízio para buscar os filhos na escola. Ninguém se sobrecarrega e ainda ajuda o ambiente.

• Se possível, evite usar o carro. Não dá pra deixá-lo de lado na rotina de leva-e-traz das crianças na escola, aula de inglês, natação? Tente caminhar pelo menos nos finais de semana, fazendo passeios próximos de casa.

• Se você tem filhos, vai precisar de um carro grande, que consome e polui mais. Compense esse gasto adquirindo um modelo flex fuel, que aceita também o etanol como combustível. E abasteça sempre com o álcool.

Para muita gente, levar uma vida mais sustentável soa a gastos extras para comprar alimentos orgânicos ou produtos mais ecológicos, por exemplo. Mas não tem que ser assim. O comportamento verde pode vir da simples redução do desperdício ou do consumo de energia: duas coisas que inevitavelmente ajudam a economizar dinheiro. Confira a seguir oito maneiras de poupar o meio ambiente e o seu bolso em 30 minutos (ou menos):

1- Andar ou pedalar por distâncias curtas

Aí está uma das formas mais fáceis - e saudáveis - de ajudar o meio ambiente e de quebra economizar dinheiro. Ao invés de pegar o carro ou gastar com ônibus para ir a algum lugar próximo, como uma padaria ou supermercado, que tal realizar o mesmo caminho a pé ou de bicicleta? Assim, você minimiza gastos desnecessários com transporte (em SP, ida e volta de metrô ou ônibus não sai por menos de seis reais), pratica exercício físico e não polui o meio ambiente

2 - Ser vegetariano por um dia

Uma pesquisa recente mostrou que a produção de um quilo de carne bovina emite tanto CO2 quanto percorrer 1,6 mil quilômetros em um automóvel europeu médio. Obviamente, exigir que as pessoas deixem de comer carne para salvar o planeta não é uma medida de todo plausível. No entanto, uma redução mínima no consumo do produto, digamos ao menos uma vez na semana, ajudaria e muito. Propostas do tipo, encabeçadas por famosos, já mobilizam apoiadores em todo o mundo. É o caso da campanha Segunda Sem Carne, liderada na Europa pelo ex-Beatle Paul McCartney e lançada no Brasil em 2009. Os benefícios econômicos, embora não destacados por McCartney, são bem claros: carne custa caro no prato, logo dar uma de vegetariano por um dia é economia garantida.

3 - Achatar (pra valer) o rolo de papel higiênico

É isso mesmo (por mais bizarro que pareça), achatar bem rolo de papel higiênico pode ajudar o planeta e você a poupar dinheiro. A explicação é simples. Ao achatar seu rolo de papel higiênico antes de colocá-lo no suporte, você torna mais difícil a "rolagem" do papel e por consequência diminui as chances de sair mais folhas do que necessário por ocasião de um puxão repentino. Assim, evita -se o desperdício de papel e de dinheiro.

4 - Dar carona para um colega de trabalho

O compartilhamento de carros é uma tendência crescente no mundo. Em alguns lugares na Europa e nos Estados Unidos, moradores de uma mesma quadra ou bairro simplesmente alugam seus carros - que ficam ociosos na maior parte do tempo - para os vizinhos cobrando pelas horas usadas.
Se você não simpatiza com a ideia ou simplesmente não consegue se desapegar do quatro-rodas, há ainda a opção de dar carona para um colega de trabalho e lucrar com isso. Vocês podem combinar de rachar os gastos com gasolina. É ou não é uma ideia atraente?

5 - Usar lâmpadas mais econômicas

Opte sempre por lâmpadas fluorescentes, ou pelo menos as utilize em ambientes que necessitam de maior iluminação (duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais e duram por mais tempo que uma incandescente de 100 watts). Dê preferência às que possuem o Selo Procel Inmetro de Desempenho. Desligue a iluminação de ambientes desocupados ou que seja estritamente decorativa.

6 - Levar garrafa retornável para o trabalho

Carregar consigo uma garrafinha retornável é uma opção barata e que contribui para preservação do planeta e evitando o desperdício. Manter uma dessas na mesa do escritório substiui o uso de embalagens plásticas além de ser uma maneira de poupar dinheiro. Dando o exemplo, você ainda pode influenciar o colega ao lado e disseminar o consumo sustentável.

7 – Espantando os "vampiros” de casa

O modo de espera passiva "standby" dos equipamentos pode muitas vezes desperdiçar energia sem que a gente perceba. Esse consumo de energia por aparelhos em modo de espera é conhecido como "vampirização" e na prática por responder por até 30% da conta de luz. Por isso, em casa ou no escritório, lembre sempre de tirar os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.
8 - Chuveiro elétrico

Nos dias quentes, use o chuveiro com a chave na posição verão. Na posição inverno o consumo de energia é 30% maior. Nunca reaproveite resistência queimada, pois aumenta o consumo de energia e não é seguro. Estude a possibilidade de instalar um aquecedor de água por energia solar, que, atualmente, possuem preços mais acessíveis e dispensam grande manutenção. Para baixar o consumo de energia – e de água -– tente reduzir a duração do banho de 20 a 40%.



     Plante uma ideia positiva em sua vida, preserve o meio-ambiente e cuide do nosso planeta
5 de Junho Dia
Mundial do Meio Ambiente


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...